top of page

Designers curitibanos participam 7ª Edição do Brasil Eco Fashion Week

Updated: Dec 27, 2023


A moda sustentável e a inovação fashiontech foram destaque na recente 7ª edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), evento que abre um importante  espaço de visibilidade para marcas comprometidas com as questões sociais e ecológicas. Três designers curitibanos presentes no Guia LABmoda se destacaram no evento levando uma abordagem inovadora e comprometimento com a sustentabilidade: Luan Valloto da marca “Luan Valloto”, Fabiana Muranaka da “No Was Tee” (também proprietária da marca LaLuz) e Lucas Bettin, da “Transmuta”.


Luan Valloto, que apresentou o desfile "Reconstrução", compartilhou sua experiência desafiadora: "Acho difícil pensar em um desafio vencido apenas. Talvez um dos mais marcantes tenha sido lidar com algumas emoções. Senti um grande medo de me expor a um novo público, uma insegurança de não agradar, não ser bem recebido em São Paulo, a cidade mais 'fashion' do país. Ao mesmo tempo, esse mix de medo despertou coragem em mim, como se não houvesse um caminho de volta, apenas seguir em frente e passar por isso."

Destacando a alegria de desfilar no Brasil Eco Fashion Week, Valloto enfatizou a visibilidade e a oportunidade de alcançar um novo público com seu trabalho.


Por sua vez, Fabiana Muranaka surpreendeu com o desfile "New Ways Tee", provocando reflexões sobre o sistema de produção e o impacto do descarte na moda. Ela convidou o público a questionar a geração de resíduos desde a etapa inicial de confecção, destacando a inovação da startup em criar camisetas com design geométrico a partir de sua metodologia patenteada.

"O maior desafio foi a curadoria para mostrar nossa diferenciação e qualidade. Como uma startup consegue espaço para mostrar sua inovação na passarela? Foi um desafio conseguir levar essa narrativa e fazer as pessoas entenderem a necessidade de uma empresa de base tecnológica que entregue inovação para a indústria em grande escala, capaz de mitigar o máximo de impactos negativos na produção têxtil."


Lucas Bettin fez um desfile em parceria com a Ruth Kuriyama chamado "Drama Azul", onde uniram o upcycling de alto padrão com arte têxtil. Ele destacou a ressignificação de peças de roupas abundantes e subestimadas, como as calças jeans descartadas, que foram a principal matéria-prima e fonte de inspiração para sua coleção. A parceria proporcionou soluções estéticas que preservaram e reinventaram as formas e detalhes originais das peças, dando-lhes uma nova vida e valor.


A participação desses designers curitibanos não apenas enriqueceu o Brasil Eco Fashion Week com sua visão sustentável e inovadora, mas também evidenciou o Paraná como um importante pólo de moda autoral e sustentável no país.


No Guia LABmoda você tem acesso a mais detalhes dessas e de outras marcas locais.




desfile, transmuta, labmoda, brasilecofashion
Foto: Agência Fotosite


bottom of page