top of page

As criações de Elyane Fiuza nas novelas da Globo

A presença de marcas locais em produções audiovisuais de nível nacional, como as novelas da Rede Globo, tem se tornado um reflexo do reconhecimento e valorização do talento regional. Um exemplo é a designer curitibana Elyane Fiuza, cujas bolsas compuseram o figurino de grandes atrizes em várias tramas da emissora.


Elyane Fiuza, conhecida por sua marca de bolsas, tem como princípio a personalização. Trabalhando predominantemente com couro, suas criações fogem do padrão convencional do mercado, priorizando a autenticidade em cada peça.


A trajetória das bolsas da Elyane Fiuza rumo às telas iniciou-se de forma inesperada. "Eu comecei a criar as peças para as telenovelas após um telefonema. Um figurinista me ligou e disse que viu as atrizes Marília Pêra e Marisa Orth com bolsas minhas. Aí, ele fez uma proposta para criar bolsas para a novela remake de 'Saramandaia'. Na época eu achei estranho. Não sabia se era real", contou Elyane.


Foto: Acervo Rede Globo

A primeira oportunidade foi desafiadora e empolgante. Elyane foi solicitada a criar bolsas para a personagem de Vera Holtz, a icônica Dona Redonda, em formatos inusitados de alimentos, variando de cupcakes a melancias, com tamanhos reduzidos entre 10 e 12 centímetros. A originalidade e o sucesso dessa empreitada abriram portas para novos convites.


A designer foi posteriormente convidada para outras produções, como "Haja Coração" e "Malhação", onde suas bolsas exclusivas agregaram estilo aos figurinos de personagens interpretados por Tatá Werneck e outras atrizes. Mais recentemente, foi chamada para a novela "Elas por Elas", contribuindo com suas peças para a personagem de Débora Secco.


Elyane explicou: "Eles viram os modelos que eu faço e em cima desses modelos eles foram escolhendo as cores que compõem o figurino dela. E agora já estou na terceira remessa de bolsas, cada vez eu mando umas 4 ou 5 bolsas." O destaque mais recente foi a produção de uma bolsa com o tecido do terno do personagem Mario Fofoca, para que a personagem de Débora Secco entrasse em cena combinando com o traje do ator.


A presença das criações de Elyane Fiuza nas novelas da Globo não apenas evidencia o talento e a originalidade da moda curitibana, mas também ressalta a capacidade de marcas locais em se destacarem em um cenário nacional, oferecendo um toque único e autoral aos personagens que ganham vida na televisão. 


Conheça mais do trabalho de Elyane Fiuza acessando o Guia LABmoda

bottom of page