PEITA
A Peita nasceu dia 8 de março de 2017 com a frase “Lute como uma garota” invadindo as ruas de Curitiba nas manifestações do Dia Internacional da Mulher na marcha do 8M. O propósito da marca-protesto é oferecer ferramentas de enfrentamento para mulheres lutarem contra as opressões diárias.
Camisetas alltype já existiam mas nunca foram apresentadas na forma que a PEITA fez: com uma identidade visual forte e uma proposta de valor de marca. Nosso design é pensado para prender a atenção já de longe. Como um cartaz itinerante, invadimos as ruas levando o feminismo pra outros contextos, reafirmando quem somos, gerando identificação, representatividade e nos fortalecendo nos afetos. Lutando por uma sociedade possível para todas as mulheres. A PEITA trouxe uma nova linguagem pra falar tudo de novo. Somos um grito estampado no peito e quem veste uma PEITA ressignifica a frase no seu contexto de luta.
Idealizada pela designer Karina Gallon Basso, das 59 frases (contando com as variações da "lute como uma garota."), 27 são parcerias com movimentos, instituições, projetos sociais, mulheres que estão na militância ou empresas que se comprometem com o combate às opressões. Não vendemos feminismo, somos feministas que vendem camisetas.