Uma roupa pode ser muito mais do que você imagina. Participe do evento “Isso não é uma roupa”e descubra o que está por trás do que você veste. Confecção de roupas ao vivo, palestras e customização de peças.
Diariamente, um designer estará no criando uma peça exclusiva no "atelier de vidro"montado na ParkShoppingBarigüi.
Também poderá acompanhar palestras e bate-papos gratuitos sobre moda e comportamento.
Durante treze dias, a Praça de Eventos do ParkShoppingBarigüi vai se transformar em um grande atelier e abrigar uma experiência inédita nos bastidores da moda autoral. Dez designers locais vão mostrar seu processo criativo ao vivo, trabalhando em uma "sala de vidro", bem no centro do mall. O projeto “Isso não é uma roupa” acontece entre 16 e 28 de maio e vai desafiar os artistas a criarem uma peça inédita ao longo de um dia. O evento, concebido por especialistas no assunto - os criativos da plataforma LabModa e da marca Novolouvre -, traz também debates sobre moda e um espaço de customização de roupas com estampas exclusivas, criadas por artistas curitibanos.
Ao longo de cada dia, um dos designers convidados vai trabalhar no atelier do shopping mostrando cada etapa da criação de uma peça, desde o desenho inicial até a costura e finalização. No começo da noite, a criação vai ser apresentada ao público e passa a compor uma exposição. “Nosso objetivo é aproximar o consumidor final dos designers, algo que raramente acontece. Normalmente eles trabalham fechados em seus espaços e as pessoas não têm ideia de tudo que envolve a criação de uma blusa ou uma calça, por exemplo”, diz a curadora e co-idealizadora do evento, a designer de moda e professora Mariah Viana, da NovoLouvre. “A ideia é humanizar a produção e provocar uma reflexão sobre toda a cadeia de moda”.
A Gerente de Marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy, reforça que designers e o público consumidor vão poder interagir e dialogar de forma aberta sobre tendência e moda autoral, mas, principalmente, sobre o que é possível e acessível no mundo da moda, do design e da criação. “Esse projeto traz olhares de quem faz e de quem consome, do criador e do público. É fascinante promover essa discussão no PkB, onde unimos diferentes marcas, estilos e propostas.”
A curadoria do evento traz uma rica variedade de processos criativos e estilos, que têm em comum o foco na qualidade das peças. “São marcas de tamanhos variados, com designers que coordenam equipes, por exemplo, e outros que dominam todo o processo, desde a concepção até a costura”, explica Mariah. “Todas as marcas participantes são de Curitiba. A cidade é conhecida pelos seus bons designers, mesmo não sendo um pólo do vestuário nacional. Temos muito trabalho de qualidade sendo realizado aqui, com um olhar atento à sustentabilidade.”
Inspiração
O nome do projeto faz referência à obra do artista surrealista belga René Magritte, autor do quadro “Isto não é um cachimbo” (“Ceci n’est pas une pipe”, da obra “A traição das imagens”, de 1929). Com a representação do objeto, o artista propõe um pensamento sobre o cachimbo em si e o significado da sua representação.
Da mesma forma, o evento propõe uma reflexão sobre tudo o que está envolvido na criação e no uso de uma peça de roupa. “Quando escolhemos uma roupa, queremos mais que nos cobrir ou aquecer. Ela faz parte do nosso estilo, nos representa e revela como queremos ser vistos”, explica o produtor cultural Rafael Perry, diretor do LabModa, um dos responsáveis pela concepção do evento. "Achamos pertinente trazer a proposta do René Magritte à tona, justamente porque estamos vivenciando os impactos dos filtros e, mais recentemente, das imagens produzidas por inteligência artificial”. Além do valor simbólico, a roupa autoral também precisa ser vista como fruto do trabalho de dezenas de pessoas. “É um processo árduo que envolve criatividade, tecnologia e muito cuidado com os detalhes. Estamos acostumados a ver a roupa pronta para ser consumida e acabamos esquecendo do processo para produzi-la com qualidade."
Por meio da exposição do trabalho e dos processos para o grande público, o projeto propõe um olhar sobre a simbologia das peças mas também do impacto ambiental, social e econômico da cadeia abrindo espaço para o processo criativo da moda autoral. “Criamos um evento de moda que vai muito além do desfile, porque o andar na passarela é só uma parte de um todo que precisa ser valorizado”, completa Mariah.
A Gerente de Marketing do PKkB reforça a pertinência do debate em um momento de total liberdade para a moda. “Vestir-se do jeito que você quer, e poder escolher o que vestir, é a liberdade que todos nós buscamos. Equilíbrio é um valor muito almejado hoje em dia e esse evento busca trazer a discussão do equilíbrio da moda, da tendência, do possível e da liberdade de escolha de consumo trazendo o fast fashion e moda autoral de maneira complementar, em harmonia e com consciência”, diz Silvia.
Estampas exclusivas
O grande atelier criado para o projeto “Isso não é uma roupa” também vai abrigar um espaço para customização de peças com estampas exclusivas, criadas por três artistas visuais curitibanos: Ju Coelho (@bomju_coelho), Rob Abreu (@rob_abreu) e Amorim (@amorim.aln). As artes serão estampadas nas peças trazidas pelos próprios clientes com uma prensa térmica. O custo varia de R$ 10 a R$ 20 por estampa, dependendo do tamanho escolhido.
Durante os dez dias de evento também serão realizadas palestras e bate-papos abertos ao público sobre assuntos relacionados ao tema - como tendências de passarelas e história da moda.
“Os shoppings do Grupo Multiplan são espaços de experiências e conexões. O PkB tem orgulho de ser palco de eventos que promovam o diálogo consciente sobre moda e consumo, trazendo benefícios a todos”, diz a Superintendente do ParkShoppingBarigüi, Jacqueline Vieira de Lemos. “Construir e realizar projetos com valor, conveniência e pioneirismo é o que nos move e contar com visões distintas e complementares é essencial para promover o desenvolvimento da nossa sociedade e do meio onde atuamos.”
SERVIÇO:
“Isso não é uma roupa”
Você nunca mais vestirá suas roupas como antes
Confecção ao vivo e exposição de peças autorais de designers locais, debates sobre moda, atrações musicais e customização de roupas com estampas exclusivas.
Local: ParkShoppingBarigüi - Praça de eventos
Data: 16 a 28 de maio
Horários: De segunda à sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 15h às 20h.
Entrada franca.
Customização: Entre R$ 10 e R$ 250 por estampa, dependendo do tamanho escolhido
Confira os detalhes da programação no site.
Realização: ParkShoppingBarigüi
Concepção: LabModa e NovoLouvre
Organização: Infinitoo Produções