top of page

Moda autoral: você sabe o que é?!


Nos últimos anos alguns termos tem invadido a moda buscando definir e diferenciar algumas vertentes de comportamentos, seja de mercado, de consumo ou ideologia relacionadas ao varejo.

De um lado, marcas e grandes corporações encabeçando movimentos, que já existiam por sinal, mas ganharam nomes específicos como o see now, buy now e de outro lado, a consciência ética atingindo mais e mais pessoas com o slow fashion, trazendo questionamentos importantes sobre os rumos que a moda e a sociedade como um todo, estão tomando.

Mas, no final das contas, o que é a moda autoral?!

Ao contrário da percepção que pode permear o imaginário de alguns consumidores de que ser autoral possa conferir um aspecto modesto as criações, a moda autoral pode ser contemporânea, minimalista, cool e até ter uma pegada retrô. Do handmade ao sofisticado, o autoral é aquela peça genuína e autêntica que leva a brasilidade a um novo patamar.

O LAB como plataforma e pop up store multicultural trouxe na sua sétima edição um movimento que busca chamar atenção dos brasileiros para seus hábitos de consumo, com o 100% Autoral.

Numa trilogia em nosso canal do Youtube, provocamos o pensamento crítico ao marcar pontos importantes com a "etiqueta" do movimento, um cartaz que tem formato de uma etiqueta de roupa e sinalizando a autoralidade do local. Onze pontos da cidade, relevantes para nossa história e cultura foram marcados, como a Ópera de Arame e o Paço da Liberdade. Monumentos, locais e artistas importantes na cena criativa fazendo link com a cidade de Curitiba, buscando renovar o sentimento da valorização, seja da moda, arte e até mesmo dos espaços que muitas vezes passam desapercebidos no dia a dia.

Num segundo vídeo que tem como proposta questionar as pessoas nas ruas sobre a origem de suas roupas, percebemos que muitos de nós não sabemos de onde as peças que vestimos diariamente são originadas, e ao instigar à procura pela etiqueta presa nas peças, percebemos que muitas delas vem de lugares distantes como a China, viajando mais de 17 mil kilometros para chegar até nossas mãos, criando um questionamento do por que compramos de tão longe.

Já o terceiro vídeo, finaliza o manifesto, dando voz aos criadores e criativos do LABmoda, que contam suas concepções pessoais do que é a moda autoral nos fazendo enxergar a pluralidade desse conceito que pode soar novo, mas na verdade sempre fez parte do DNA do projeto e que precisa ganhar mais e mais espaço nas nossas discussões e hábitos a partir de agora.

Você pode conferir nosso espaço e conhecer mais de 25 criadores e criativos da cena autoral de Curitiba até dia 24 de dezembro no Piso L2 do Patio Batel.

Esperamos por você! :)

bottom of page