top of page

Novos Tempos: O que é economia criativa?!



Você sabe o que é economia criativa?! No blog do LAB vamos te ajudar a entender o conceito desse tema que está dando o que falar!

O termo foi criado visando nomear novos modelos de negócios ou gestão que tem sua origem na criatividade, sejam produtos ou serviços que diferente da economia tradicional, acaba voltando seu foco para a produção de bens (tangíveis ou não!) e serviços criativos se tornando uma poderosa força transformadora.

Áreas como moda, design, decoração ou música que por si só já tem um viés genuinamente inovador são as que mais se destacam no mercado e que vem ganhando estímulos por todos os lados gerando renda, criação de novos empregos e até exportação.

Falando em números, segundo dados da Unesco, a economia criativa tem já um crescimento de 10 a 20% ao ano, tendo arrecadado só no Brasil 104 bilhões em 2010, despertando o interesse das pessoas que cada vez mais buscam ocupações criativas justamente por serem escolhas geralmente mais sustentáveis, que diretamente trabalham a coletividade conectando indivíduos e que impulsionam principalmente novos negócios trazendo não apenas criatividade, mas também inovação.

Lala Deheinzelin, assessora em Economia Criativa da Unidade Especial de Cooperação Sul-Sul da ONU, superintendente de cultura do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP e também membro do Conselho do IN-MOD diz que "A Economia Criativa é um guarda-chuva que abrange as atividades que têm a criatividade e os recursos culturais como matéria-prima" e nós concordamos!

Não é a toa que o LAB Moda como plataforma multicultural reúne cabeças pensantes e criativas que juntas juntos contribuem de maneira direta e ativa para a disseminação desse conceito de economia criativa voltada principalmente para o seu próprio espaço de ocupação tendo como prioridade ressignificar a experiência de compra e dar holofotes principalmente as marcas genuinamente curitibanas mostrando que a moda não só existe como respira bons ares fora do eixo Rio-São Paulo.

bottom of page